No próximo dia 10 de outubro é comemorado o Dia Mundial da Saúde Mental, por isso compartilho com vocês esse vídeo incrível da ASICS sobre Saúde mental no trabalho. O que fazer para ter uma boa saúde mental no trabalho?
Mexa-se. movimente o corpo, saia da sua mesa. As pesquisas mostram que passar horas e horas sentado pode ser um perigo para a nossa saúde mental. Eu digo mais: converse com as pessoas, olhe nos olhos da sua equipe, promova um ambiente acolhedor. Aposte no diálogo, na diversidade, na empatia, as ferramentas estão todas aí disponíveis e perceba que são muito mais que ferramentas. Práticas do cuidado. Somos seres de linguagem, de afeto, de potência, precisamos uns dos outros, assim como precisamos do ar, da água, das florestas. Somos interdependentes. Nossos problemas são complexos demais para achar que vamos conseguir resolvê-los sozinho, isoladamente. Os dados de uma pesquisa global indicam que os brasileiros estão mais tristes e sentindo mais raiva no ambiente de trabalho, logo nós, o país da alegria? Como pode tanto stress?
Pois é, precisamos cuidar de nós, das nossas equipes, das nossas relações, das palavras e, claro, das condições dignas de trabalho. Para todas as pessoas. Diálogo é essa mágica que acontece quando nos dispomos a sair um pouco de nós, a ouvir o outro e a aprender sempre. O coaching ontológico chegou na minha vida assim como a corrida, para me lembrar que para trabalhar bem, eu preciso estar bem.
Eu, você e todos nós. Acabei de completar a minha primeira maratona e posso dizer que é uma experiência incrível. Se você tiver a oportunidade de correr uma maratona, experimente, senão escolha o seu esporte, a sua prática, o que te faz bem. Comece devagar. Crie novos hábitos. 15 minutos, 30 minutos por dia e vá evoluindo aos poucos. Somos seres em movimento nesta aventura da vida. Eu sou porque nós somos. Ubuntu.
Maria Eugênia (Marô) Camargo (PhD em Educação, Consultora em programas de desenvolvimento e aprendizagem)