Uma das maiores premissas do Appana é tornar a palavra prática, ou seja, fazer o que pratica. Desde que iniciou sua presença no mercado com serviços ligados à ESG há 2 anos, Káritas Ribas, fundadora do Appana, já entrou nessa arena com credenciais que imprimem sua responsabilidade e compromisso com a sustentabilidade ambiental, social e de governança. Não à toa, Appana foi a primeira consultoria de educação corporativa a reunir, ao mesmo tempo, os selos de Empresa B (Sistema B), Pacto Global, Capitalismo Consciente e rating AAA da Pesquisa Humanizadas, além de ser certificada pela organização internacional GRI (Global Reporting Initiative), que determina princípios e padrões para relatoria de sustentabilidade.
A prática de Comunicação do Appana, com a qual tenho orgulho de contribuir há 6 (dos 20 anos da organização), vai na contramão do mercado (e celebro, por isso, estarmos tão distantes de todos os washing que vemos por aí): em vez de correr para falar sobre temas da moda, viralizar, nos dedicamos a fortalecer internamente a história de impacto que o Appana realiza. Veja aqui nosso relato de Sustentabilidade de 2023, com dados concretos que expressam o impacto de Appana no mundo.
Óbvio que isso tem um preço em termos de visibilidade, mas também tem um prêmio: Appana recebe pela 3a vez consecutiva o rating AAA da Humanizadas, sendo o case de maior empresa humanizada do Brasil há 3 anos.
Por isso e por tanto que Káritas já realizou à frente de Appana, desejo que este case de sucesso possa alcançar a visibilidade que merece, com diálogo respeitoso e afirmativo com outros players do mercado.