Teodolito #7
Segunda-feira • 30 de setembro de 2024
Você está recebendo a Edição#7 da Teodolito em primeira mão. Todo mês vamos colocar essa ferramenta em ação para trazer uma curadoria de temas que emergem nas proximidades do nosso Território de Aprendizagem, vistos por diferentes ângulos e distâncias. O nome da news é inspirado neste instrumento óptico usado em topografia na criação de mapas e para demarcar terrenos. Conheça o teodolito.
Movimento Pela Saúde Mental e Bem-Estar nas Empresas
Chegamos ao fim de mais um Setembro Amarelo, o mês dedicado à conscientização sobre saúde mental. Mas sabemos que saúde é um tema que deve ir além dos ritos de calendário e fazer parte da cultura organizacional. Será que estamos realmente criando ambientes psicologicamente seguros ou apenas apagando incêndios?
Confira os artigos e provocações dos nossos especialistas e reflita: será que fizemos o suficiente?
- Maria Eugênia (Marô) Camargo: “Mexa-se, dialogue e crie novos hábitos. Somos interdependentes.” Será que estamos nos movendo de verdade para melhorar a saúde mental no trabalho?
- Daniel Pinheiro: “Saúde social impulsiona a física e mental.” As empresas estão se adaptando ou estão apenas enxergando o bem-estar como um modismo?
- Itana Torres: “Acolhimento é a chave para ambientes de trabalho saudáveis.” Estamos criando espaços de acolhimento ou só colocando um curativo temporário nas feridas?
E você, como vai tocar outubro?
Saúde mental = movimento
por Maria Eugênia (Marô) Camargo (PhD em Educação, Consultora em programas de desenvolvimento e aprendizagem)
No próximo dia 10 de outubro é comemorado o Dia Mundial da Saúde Mental, por isso (…) movimente o corpo, saia da sua mesa. As pesquisas mostram que passar horas e horas sentado pode ser um perigo para a nossa saúde mental. Eu digo mais: converse com as pessoas, olhe nos olhos da sua equipe, promova um ambiente acolhedor…
Movimento de bem-estar nas empresas começa a crescer
por Daniel Pinheiro (Consultor de Cultura de Bem-Estar e Perfomance)
As organizações estão avançando de forma sutil, mas prefiro olhar com otimismo. Existem desafios sistêmicos, como o dilema do retorno ao trabalho presencial e seu impacto no tempo destinado ao cuidado com a saúde, o conflito de gerações e as diferentes percepções sobre a importância da qualidade de vida, além das altas exigências de produtividade…
Como desativar o constante estado de alerta?
por Itana Torres (Linkedin Top Voice, Especialista em Cultura Organizacional positiva com Segurança Psicológica)
“Estamos em intenso estado de alerta e precisamos desligar”. Essa é a provocação que a Mariana Clark, Consultora em humanização e processos de acolhimento, Especialista em Perdas, Lutos e Manejo Saúde Mental nas organizações e Colunista @valoreconomico nos faz em seu podcast sobre saúde mental que você pode escutar aqui.
E como apoiar o liderado a desligar o estado de alerta?
Começando com o primeiro passo: psicoeducação e letramento sobre o que significa saúde mental…
Colaboraram na edição da Teodolito #7: Marô Camargo, Daniel Pinheiro e Itana Torres. Organização e estrutura: Carolina Messias. Arte e diagramação: Fabiana Bustamante.