ideias para favorecer a dignidade humana
Dias violentos, tempos extremos. Ar carregado, pesado, denso e tenso. As forças violentas estão soltas. Os marcos civilizatórios em discussão. As conquistas do mundo iluminado questionadas. Ameaças aos direitos humanos: sociais, civis e políticos. Ideias, atitudes e palavras que deveriam ter ficado na poeira da história encontram espaços privilegiados nas pautas contemporâneas: racismo, machismo, misoginia, homofobia, ditadura, tortura, xenofobia e toda sorte de preconceitos que promovem a estratificação e a segregação social. A violência está na ordem do dia. Hostilidade, animosidade e agressividade aos poucos e sorrateiramente se impõem como modus operandi das relações cotidianas. Os medos e fobias, as doenças da alma que se alastram como epidemia – stress, burnout, crises de ansiedade, esgotamentos emocionais – alto índice de conflitos e rupturas relacionais indicam que os tempos são extremos.
Quais são as possibilidades da moral em tempos de competição selvagem? Como favorecer a dignidade humana quando os dias são maus? Onde buscamos os recursos e suplementos de alma para manter a sanidade e a satisfação interior que fazem a vida valer a pena? Quais são as ações pacíficas para promover a equidade das relações e o bem estar coletivo? É possível ainda viver de utopia? A gramática contemporânea comporta ainda expressões como generosidade, compaixão e acolhimento? Estamos mesmo condenados à luta pela sobrevivência em categorias darwinistas, ou existem caminhos de prevalência de uma humanidade mais solidária e amorosa? Em tempos extremos, a urgência do diálogo, da conversação inclusiva, dos encontros plurais. Ideias que favorecem a dignidade humana ganham potência quando disseminadas por ações pacíficas. É preciso coragem para fazer a paz.
ATENÇÃO: As inscrições são gratuitas, mas teremos disponível o sistema ‘honesty box’ onde cada participante, no dia do evento, pode colaborar com a quantia que desejar, a título de ‘pagamento’ pela sua participação.
Quem?
Káritas Ribas
Idealizadora e fundadora do Appana Território de Aprendizagem. Consultora em educação executiva, pesquisadora em pensamento complexo, mestre em Biologia-Cultural e bacharel em Filosofia, especialista em processos grupais, coach com formação ontológica, Professional Certified Coach (PCC) pelo ICF – International Coaching Federation.
Nas expedições de conhecimento que promove pelo e com o seu território de aprendizagem, leva na bagagem mais de 20 anos de experiência na Formação de Lideranças Transformadoras, Facilitação de grupos de diálogo, Pesquisa em complexidade, Ética e Metodologias inovadoras para trabalho com grupos. Sua formação filosófica ligada ao seu olhar pragmático busca cuidar e atender continuamente a questões reais entendidas na sua singularidade, complexidade e profundidade. Sem soluções pré-fabricadas.
Ed René Kivitz
É teólogo, conferencista e escritor. Autor de Vivendo com propósitos, Outra Espiritualidade, O livro mais mal humorado da Bíblia, e Talmidim, publicandos pela Editora Mundo Cristão. Mestre em Ciências da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo. Idealizador do Fórum Cristão de Profissionais. Atua, desde 1989, como Pastor presidente da Igreja Batista de Água Branca, em São Paulo.