Appana Terra

É aqui que podemos imaginar e criar a educação, a convivência, a hospitalidade e a terra, nosso território comum, como nunca foram imaginados.

A Terra

extrapolando os limites da sala de aula para a potencialidade que só um território de aprendizagem pode oferecer.

Buscando um fazer refletido e coerente com aquilo que acreditamos e ensinamos em Appana, em 2020 fizemos nossa mudança planejada e repleta de desafios (inclusive impostos pela pandemia), do centro urbano da capital paulista para o Appana Terra, na zona rural de São Paulo. 

Desde então, aqui é o nosso território de experiências profundas para impactar a realidade do presente (e futuros). Estamos na divisa entre os municípios de São Lourenço da Serra e Juquitiba, em São Paulo, a 52 km da capital, cerca de 1h de carro via BR-116 (Rod. Régis Bittencourt) e menos de 2 km de estrada de terra bem cuidada e sinalizada. 

São Lourenço da Serra é o primeiro município que integra a região do Vale do Ribeira, no estado de São Paulo. De sua área total (192 km2), cerca de 90% estão cobertos por Mata Atlântica. Por esses atributos, o município está totalmente inserido dentro da Zona de Preservação dos Mananciais. Integra também a Reserva da Biosfera da Mata Atlântica (Programa MAB “Man and Biosphere” da Unesco). Appana Terra ocupa 12,5 hectares de área de preservação ambiental (com 70% de Reserva Legal).

A área construída dentro de nosso território de aprendizagem para a liberdade foi planejada do zero e construída com projeto arquitetônico sustentável, preservando a exuberância da Mata Atlântica.

Aqui abrimos espaços para: conexão e diálogos, conversas que constroem realidades (im)possíveis, encontros com profundidade e aprendizagem vivencial.

O espaço é um importante facilitador de aprendizagem da regeneração. Regenerar, para nós, é recuperar e melhorar nossas práticas de conexão, integração e precaução entre os seres humanos: na vida pessoal e profissional, no mundo do trabalho e no meio ambiente. A arquitetura e o projeto paisagístico da área construída seguem conceitos e práticas de arquitetura sustentável, biomimética, design biofílico e agricultura sintrópica.

Nosso propósito é educar para a regeneração, no fazer humano.

Afinal, o que nos faz humanos é melhorar o que os humanos fazem. Ser humano implica mais do que simplesmente ser; implica refletir sobre quem se é e sobre o que se faz; implica oferecer condições humanas aos fazeres humanos, resgatando a atividade primordialmente humana do fazer refletido, do trabalho “com-sentido”. É isso que chamamos de humanização das atividades nos ambientes de trabalho.

A Sala Humberto Maturana

Inaugurado em abril de 2022, este novo espaço de aprendizagem homenageia o professor, cientista e pensador chileno Humberto Maturana, que é nossa grande base teórico-vivencial por aqui. Káritas Ribas, fundadora do Appana, foi orientanda de mestrado desse grande mestre na Universidad Mayor (Chile, 2014) e segue difundindo seus modos de pensar na prática, em seus mais de 20 anos de atuação com desenvolvimento humano.

A Sala Humberto Maturana conta com 3 andares e espaços multiuso

  • Salão com 112m2, rodeado de janelões com vista para a horta mandala e para a Mata Atlântica. O conforto e a mobilidade das cadeiras, sofás, mantas e almofadas permitem várias configurações do espaço, mesmo em dias mais frios e chuvosos. Preparamos rampa de acesso a PCD e também infraestrutura de sala multimídia. Pode ser usado como sala de aulas, treinamentos, práticas, workshops, eventos e tudo o que a gente imaginar!
  • Comedoria de 78m2 fica no térreo e é o espaço de refeições e produções culinárias. Espaço equipado com mesas que acomodam até 35 pessoas sentadas, pia, pratos, talheres e tudo o que é necessário para preparar, oferecer e receber com acolhimento e comodidade.
  • Terraço ao ar livre de 178m2 para apreciar os dias abertos e usufruir da experiência direta com a natureza, conexão geográfica e ecológica, visão panorâmica, prospecção e refúgio e todos os elementos do design biofílico.

A Sala Humberto Maturana foi construída a muitas mãos e graças ao apoio de mais de 70 pessoas em nosso crowdfunding. Pessoas que acreditam e investem em um futuro mais humanizado, consciente e com negócios de impacto, desde o presente.

Compromisso de impacto positivo

“Continuar com o problema requer gerar parentescos raros: precisamos uns dos outros em colaborações e combinações inesperadas, em pilhas de adubo quente.” Donna Haraway

Desde 2009, o Appana Território de Aprendizagem vem se fortalecendo como espaço de desenvolvimento humano, por meio de formações, atendimentos e consultorias com foco em educação executiva. Nosso compromisso é promover um fazer refletido, por meio do qual pessoas e organizações possam devolver ao mundo aquilo que o mundo precisa.

Desde antes da pandemia, em 2020, os sócios Káritas Ribas e Paulo Corniani têm investido em inovação e certificação que somem credibilidade, atestem seu compromisso real com o impacto econômico, social e ambiental da escola e também aportem essa qualidade às pessoas e organizações que investem em Appana. 

Appana, compromisso ético com:

Somos Empresa B (Sistema B), temos acreditação internacional da International Coaching Federation (ICF) e estamos associados ao movimento do Capitalismo Consciente e ao Pacto Global. Em 2021, o Appana Território de Aprendizagem foi reconhecido como a única empresa com rating AAA, o mais elevado da pesquisa Humanizadas. Nas projeções da pesquisa, o rating B é a média do mercado brasileiro, considerado em jornada evolutiva. Apenas empresas com rating AAA, AA, A, BBB são consideradas as melhores para o Brasil. O que isso significa? Que somos reconhecidos como a empresa mais humanizada do Brasil! 

O Manifesto

Appana Terra é o território que nos convocou. Aqui a terra, que faz brotar, crescer e gerar, nos chama a regenerar nossas formas de trabalhar, conviver e habitar. Aqui, Appana aterra para cuidar do presente. Aqui, há terra fértil para desenhar outros futuros possíveis. Semear uma nova ética.

Propomos construir uma nova história, pensada e sentida a partir do respeito às diferenças e aos diferentes, à diversidade, à natureza, numa convivência plural. Por isso, nos dedicamos à formação de lideranças conscientes e instrumentadas para atuar nos desafios mais urgentes de nosso tempo: as desigualdades sociais, as múltiplas inequidades, a aridez das relações, os hábitos de consumo predatórios, a preservação e regeneração ambiental.

São desafios complexos que nos pedem mais do que criar um outro “estilo de vida”: é necessário integrar as múltiplas dimensões da vida. É preciso um saber-fazer que se nutra da experiência, ao mesmo tempo em que alimente um fazer refletido.

Este é um território de aprendizagem que proporciona um contato direto com toda essa complexidade que a atravessa: a Mata Atlântica, a comunidade local, a natureza, a hospitalidade e o cuidado mútuo. Pôr a mão na massa, tocar o verde, saborear o silêncio, inspirar a amplidão da mata e expirar as telas planas e cansadas.

Queremos acordar os sentidos e convocar o corpo na experiência de aprendizagem. Resgatarmos o eco nas relações que estabelecemos com o ambiente e com outros seres vivos, porque confiamos na potência dos afetos e dos encontros.

Appana Terra é o território em que ampliamos nossa causa e nossa prática: humanização do trabalho, a cultura do cuidado e hospitalidade – conosco, com os outros e com o meio que nos cerca – a autenticidade e espontaneidade criadora.

Acreditamos que podemos ser mais colaborativos ao olharmos com mais atenção e intenção para as nossas necessidades individuais, às dos outros e às do meio.

Aqui o novo, o desconhecido e o radicalmente diferente brotam pelos sentidos e se descortinam diante dos olhos deslumbrados de verdes. Colocar os pés na terra, experimentar a terra: é nesse encontro – entre nós e a terra – que se pavimenta a trilha de um novo caminho de regeneração de nós, das relações e do meio.

É aqui que podemos imaginar a educação, a convivência, a hospitalidade e a terra, nosso território comum, como nunca foram imaginados. É aqui que vamos para além do óbvio, na experimentação, na vida e para a potência. É isso que chamamos de transformação.

Empresas atendidas

Única empresa do setor com as credenciais: