A busca por autoconhecimento parece unanimidade, mas não é. No discurso contemporâneo, o autoconhecimento é muito valorizado como elemento-chave para desenvolver soft skills como inteligência emocional, liderança, flexibilidade, trabalho em equipe etc. Na prática, é muitas vezes vendido em formatos simplistas, lineares, rígidos e controlados, como se autoconhecimento fosse algo a ser descoberto, não a ser vivenciado na singularidade. Além disso, há práticas de autoconhecimento que permanecem na superficialidade do “falar sobre” o conhecimento de si e pouco se aprofundam na(s) experiência(s) dos indivíduos.
Por exemplo, no caso da prática do coaching, aplicar modelos e ferramentas “cientificamente comprovadas” e decorar “perguntas poderosas” não garantem a vivência de um autoconhecimento profundo. Pelo contrário, sem pensamento crítico e escuta qualificada para a singularidade do outro como verdadeiro outro, esse tipo de abordagem pode ter o mesmo efeito dos cadernos de enquete que respondíamos na infância: promovem um autoconhecimento superficial, ilusórios e fulgazes. Ferramentas de coaching podem propiciar exercícios profundos de autoconhecimento e ampliação da visão e da consciência, mas devem ser aplicados com critério e de forma personalizada.
Acreditamos no autoconhecimento como prática do governo de si: gerando um espaço de aprendizagem que inclui a linguagem, as emoções e o corpo, para que os aprendizados possam ser transferido para diversos contextos da vida pessoal e profissional. É por isso que nossa Formação em Coaching Ontológico (agora também na versão on-line) oferece não só um percurso com bases teórico-metodológicas sólidas para quem quer se tornar coach, mas experiências únicas para todas as pessoas que se dedicam à sua autoconstrução, autonomia de pensamento e autoconhecimento. Nossa jornada de 7 meses de formação não fica presa ao discurso do autoconhecimento ou a teorias sobre emoções e comportamento humano, ela oferece e abre espaço para que essa palavra se torne prática, de forma singular em cada aluno/a, em cada turma.
Neste percurso formativo, você desenvolve seu próprio olhar e sua prática para:
– Aprendizagem, por meio da experiência.
– Consciência, pensamento crítico e autônomo.
– Responsabilidade, por si, pelo outro e pelo que faz no mundo.
– Método de coaching ontológico, fundamentado em teorias e metodologias inovadoras desenvolvidas por pensadores latino-americanos contemporâneos.
Pilares que reconstroem a forma de enxergar as diversas situações da vida, ao ampliar a consciência de si, ao redirecionar para si a responsabilidade sobre o agir e ao gerar aprendizado, que é a capacidade de fazer diferente.