Território Appana

A força que nos move é a de implantar práticas regenerativas e responsáveis, aliadas aos resultados.

Existimos para alavancar visões transformadoras, regenerativas e sustentáveis.

Propósito

Preparar lideranças de que o mundo precisa, desenvolvendo nas pessoas, equipes e organizações as competências e habilidades para que elas possam promover transformações relevantes no enfrentamento aos desafios sociais, ambientais e de governança, gerando uma cadeia de valor sustentável, regenerativa e rentável.

Promover processos educativos  baseados em uma ética sustentável, consciente e vivencial para desenvolver competências e habilidades essenciais para inovar, liderar e gerir em tempos incertos; conexão íntima com a terra, para tornar o discurso de um mundo salutar, com menos desigualdades e inclusivo, uma prática vivida.

Promover espaços de hospitalidade e convivência para levar vida à aridez do pensamento, das relações, da nutrição e dos espaços de convivência.

Manifesto Appana Terra

Appana Terra é o território que nos convocou. Aqui a terra, que faz brotar, crescer e gerar, nos chama a regenerar nossas formas de trabalhar, conviver e habitar. Aqui, Appana aterra para cuidar do presente. Aqui, há terra fértil para desenhar outros futuros possíveis. Semear uma nova ética.

Propomos construir uma nova história, pensada e sentida a partir do respeito às diferenças e aos diferentes, à diversidade, à natureza, numa convivência plural. Por isso, nos dedicamos à formação de lideranças conscientes e instrumentadas para atuar nos desafios mais urgentes de nosso tempo: as desigualdades sociais, as múltiplas inequidades, a aridez das relações, os hábitos de consumo predatórios, a preservação e regeneração ambiental.

São desafios complexos que nos pedem mais do que criar um outro “estilo de vida”: é necessário integrar as múltiplas dimensões da vida. É preciso um saber-fazer que se nutra da experiência, ao mesmo tempo em que alimente um fazer refletido.

Este é um território de aprendizagem que proporciona um contato direto com toda essa complexidade que a atravessa: a Mata Atlântica, a comunidade local, a natureza, a hospitalidade e o cuidado mútuo. Pôr a mão na massa, tocar o verde, saborear o silêncio, inspirar a amplidão da mata e expirar as telas planas e cansadas.

Queremos acordar os sentidos e convocar o corpo na experiência de aprendizagem. Resgatarmos o eco nas relações que estabelecemos com o ambiente e com outros seres vivos, porque confiamos na potência dos afetos e dos encontros.

Appana Terra é o território em que ampliamos nossa causa e nossa prática: humanização do trabalho, a cultura do cuidado e hospitalidade – conosco, com os outros e com o meio que nos cerca – a autenticidade e espontaneidade criadora.

Acreditamos que podemos ser mais colaborativos ao olharmos com mais atenção e intenção para as nossas necessidades individuais, às dos outros e às do meio.

Aqui o novo, o desconhecido e o radicalmente diferente brotam pelos sentidos e se descortinam diante dos olhos deslumbrados de verdes. Colocar os pés na terra, experimentar a terra: é nesse encontro – entre nós e a terra – que se pavimenta a trilha de um novo caminho de regeneração de nós, das relações e do meio.

É aqui que podemos imaginar a educação, a convivência, a hospitalidade e a terra, nosso território comum, como nunca foram imaginados. É aqui que vamos para além do óbvio, na experimentação, na vida e para a potência. É isso que chamamos de transformação.