Teodolito #9

temas na superfície, vistos por diferentes ângulos

Quarta-feira • 27 de Novembro de 2024

Você está recebendo a Edição#9 da Teodolito em primeira mão. Todo mês vamos colocar essa ferramenta em ação para trazer uma curadoria de temas que emergem nas proximidades do nosso Território de Aprendizagem, vistos por diferentes ângulos e distâncias. O nome da news é inspirado neste instrumento óptico usado em topografia na criação de mapas e para demarcar terrenos. Conheça o teodolito.

De olho nas conexões da COP29 e a Agenda ESG

Em tempos de mudanças climáticas urgentes, líderes empresariais e conselheiros reconhecem que as decisões globais têm impactos diretos nas estratégias locais. A COP29, realizada em Baku, Azerbaijão, de 11 a 22 de novembro de 2024, não é apenas mais uma conferência ambiental: é um encontro estratégico para negócios que buscam alinhar sua sustentabilidade com as demandas globais. Financiamento climático, mercado de carbono e novas metas regulatórias moldam o cenário para empresas que desejam se destacar pela resiliência e compromisso ambiental.

Para empresários, equipes de RH e especialistas em ESG, os temas discutidos na COP29 reforçam a necessidade de estratégias que vão além do compliance. É o momento de integrar práticas climáticas em todos os níveis organizacionais, preparando a força de trabalho para inovações sustentáveis e alinhando decisões de negócios com os objetivos globais de redução de emissões e justiça climática.

Na curadoria desta edição, trazemos uma seleção especial de conteúdos:

    • Uma visão estratégica com o artigo da ONU, destacando a urgência de acelerar metas de emissões líquidas zero.
    • Uma visão crítica e provocadora da Escola de Ativismo sobre os responsáveis pela crise climática e os interesses em jogo na COP29.
    • Os Princípios Orientadores de Baku sobre Desenvolvimento Humano para Resiliência Climática, com foco na equidade social e impacto nas próximas gerações.
    • E, para inspirar desde cedo, uma seleção de livros infantis que formam “mini sustentabilistas”.

A COP29 e a Agenda ESG

O artigo “COP29: ONU aponta momento de acelerar meta de emissões líquidas zero “, publicado pela ONU, analisa os desafios enfrentados na COP29, especialmente sobre o financiamento climático e metas de redução de emissões. A discussão é relevante para profissionais de ESG, pois aborda a necessidade de investimentos substanciais e comprometimento dos stakeholders para alcançar os objetivos climáticos estabelecidos. Fique por dentro de como as decisões tomadas na COP29 podem influenciar estratégias corporativas e políticas públicas relacionadas à sustentabilidade.

Quem produz a crise climática? O que está em jogo?

Trazendo uma perspectiva crítica e incisiva, recomendamos a cobertura da COP29 feita pela Escola de Ativismo, coletivo independente que fortalece grupos ativistas por meio de processos de aprendizagem e outras ações desde 2011. Neste post , a organização analisa os principais responsáveis pela crise climática e discute os interesses em jogo nas negociações internacionais, como as que ocorreram na Conferência. Traz uma visão crítica sobre o contexto político e econômico que permeia a conferência, evidenciando as dificuldades enfrentadas pela sociedade civil na participação efetiva das discussões climáticas.

Desenvolvimento Humano orientado à Resiliência Climática

por Camila Carvalho (Global Project Manager for COP29 l LinkedIn Top 10 Sustainability Voice & Creator)

Fechei meu último dia na COP29 no Dia do Desenvolvimento Humano, um dia inteiro de agenda dedicada à infância e juventude, um legado construído com grande influência da UNICEF e que beneficia o mundo.

📃📣Ontem (18/11), lançamos os Princípios Orientadores de Baku sobre Desenvolvimento Humano para Resiliência Climática, juntamente com representantes de alto nível como Chefe de Negociação da COP29, Ministérios, importantes atores do setor privado e agências da ONU no palco e uma mensagem crítica comum: é fundamental abordar as questões climáticas com as perspectivas de desenvolvimento humano e equidade social.

🆘💰As crianças enfrentam um impacto desproporcional na crise climática; portanto, precisamos discutir e pensar em soluções personalizadas para eles. Os princípios orientadores de Baku exigem investimento e ação para construir resultados tangíveis e concretos e todos nós podemos fazer parte disso.

🌎📃Explore esses princípios para se inspirar e junte-se a nós na construção de um futuro melhor para as crianças – que representam um terço da população mundial e são a próxima geração.

Post originalmente publicado no linkedin da autora no dia 19/11/24. Divulgação autorizada em nossa curadoria.

Livros para inspirar mini sustentabilistas

por Tarse Cabello (Cientista Socioambiental e Doutoranda em Sustentabilidade)

Conheça 8 livros infantis maravilhosos e necessários para inspirar mentes de mini sustentabilistas aqui.

Pautas ESG – Sua importância e como começar a implementá-las

Estão abertas as inscrições para as turmas de 2025 do Programa Appana e da Formação Executiva ESG. Clica nos links pra saber mais e já salva na agenda.

Colaboraram na edição da Teodolito #9: Káritas Ribas, Tarse Cabello, Camila Carvalho e Carolina Messias 
Arte e diagramação: Fabiana Bustamante

As opiniões e informações oferecidas nos artigos são de responsabilidade exclusiva dos autores.

O que você está vendo agora (que não via antes)?
Tem outros ângulos ou perspectivas no seu horizonte? Coloque seu tema em foco na Teodolito: contato@appana.com.br

Teodolito é uma curadoria mensal gratuita do Appana Território de Aprendizagem, que traz pautas e referências relacionadas ao mundo do trabalho, desenvolvimento humano, sustentabilidade e ESG. Aprofunde também em outras produções autorais temáticas aqui.

Receba a Teodolito mensalmente por e-mail
Nossos clientes
Única empresa do setor com as credenciais: