Teodolito #6
temas na superfície, vistos por diferentes ângulos
Quinta-feira • 29 de agosto de 2024
Você está recebendo a Edição#6 da Teodolito em primeira mão. Todo mês vamos colocar essa ferramenta em ação para trazer uma curadoria de temas que emergem nas proximidades do nosso Território de Aprendizagem, vistos por diferentes ângulos e distâncias. O nome da news é inspirado neste instrumento óptico usado em topografia na criação de mapas e para demarcar terrenos. Conheça o teodolito.
Corpo, Emoção e Linguagem – o tripé da aprendizagem
“O humano se constitui no entrelaçamento do emocional com o racional.”
Humberto Maturana
Acreditamos que o primeiro passo para gerar a transformação que desejamos no mundo é começar pela transformação de si. E essa transformação só é possível em um espaço de aprendizagem afetivo, que abra espaço para cada pessoa aprender através da razão e das emoções.
A aprendizagem pelo afeto, que praticamos nos percursos formativos do Appana, é sustentada pelo tripé formado pelo corpo que nos forma e que formamos nas interações e movimentos que realizamos, pelas emoções que nos atravessam e pela linguagem que usamos para dialogar e nos expressar.
“Habitamos na linguagem pois o que nos define como espécie é o modo de vida que adotamos, e sua configuração de relações coerentes com seu meio. A linguagem como coordenações de coordenações de condutas consensuais de fazeres necessitou de um espaço emocional frequente para se dar de forma recorrente, geração após geração. Para que isso tivesse acontecido, foi necessário uma convivência constante, o que denota a existência do desejo dessa convivência. É esse emocionar do desejo de estar junto que fez possível a permanência, o desfrute da convivência.” (Káritas Ribas, em “Um caminho para o amor”, 2018)
É no desejo de convivência que convidamos três ex-alunas/os de Appana para compartilhar o que está presente em suas referências e seu trabalho hoje, afetados pela experiência vivida nas formações que participaram por aqui e que mobilizaram o tripé:
- Corpo: como o bipedalismo nos abriu possibilidades de chegar até aqui e até onde o corpo humano pode ir?
- Emoção: como começar a alfabetizar o corpo a partir de sensações e emoções
- Linguagem: o poder das histórias no rompimento de estereótipos
E que os diálogos continuem!
O que é isso que nos anima e nos coloca em pé?
por Carol Seabra (Fisioterapeuta, pesquisadora e professora de Movimento)
Uma conversa que atravessa o tempo. Escrever sobre corpo, emoção e linguagem transporta minha mente para o encontro com aqueles que inspiram a construção desse conhecimento, é impossível não ouvi-los enquanto elaboro essas palavras, então os trago aqui nesse texto em citações, quase como se pudesse ver suas expressões…
Alfabetizar o corpo através da percepção das sensações
por Jackeline Leal (Psicóloga, Terapeuta de Mulheres)
Como Psicoterapeuta, sou encantada com a jornada interna que uma pessoa faz para se tornar ela mesma e, pela minha experiência, todo processo de desenvolvimento que se limita à comunicação falada possui limitações.
Você pode saber que acredita não ser merecedor do sucesso que tem, ou ainda ter pensamentos recorrentes de que…
Como romper os estereótipos da liderança
por Oscar Calderon (Consultor Organizacional, Facilitador de Grupos e Coach Ontológico)
Costumávamos definir a postura de liderança – atitudes, comportamentos, linguagem – de maneira tal que as pessoas precisavam se dissociar das suas próprias emoções e sentimentos para assumi-la.
“Seja uma pessoa forte, assertiva, que pensa no negócio…” Criamos, através das palavras, um estereótipo de liderança…
O próximo degrau na sua trajetória de desenvolvimento
Um curso completo pra você aprender com o jeito Appana de gerar transformação.
Começa em Setembro/24!
Saiba mais
Colaboraram na edição da Teodolito #6: Carol Seabra, Jackeline Leal e Oscar Calderon. Organização e estrutura: Carolina Messias. Arte e diagramação: Fabiana Bustamante.